Manifesto aos estudantes

Estudante,   

 

  Você tem a sua volta caminhos que podem levá-lo a libertação, usufrua das salas de aula, dos livros, dos textos e dos ensinamentos de teus professores, mas não os sigam cegamente e mantenham-se exigentes e vigilantes no que se refere a tua educação, lute para que se garanta qualidade e não apenas quantidade.

 

  NÃO SE CALE, pois o teu silêncio aliado a tua vergonha o enfraquecerá. Avalie sempre em quais processos se dão tuas escolhas enquanto estudante e lute por teus espaços de representatividade, não permita que quem não vivência tua realidade, te represente, estudantes devem ser representados por estudantes.

   

   Não se permita enganar tão facilmente, questione, leia, busque respostas, se aproprie das mais diversas teorias, mas não se esqueça de construir a sua e não se permita ser apenas mais um, nesse exército dos que apenas acham e nada fazem.

   

   Seja você o escritor da sua história, se agilize, não perca tempo.  Participe da construção do Centro Acadêmico do seu curso, pois é através dele que lutara por teus direitos, seja parte do movimento estudantil do seu curso, colabore na construção do Diretório da tua Universidade, pois com ele unificará e fortalecerá a luta dos estudantes, organize coletivos, grupos de estudos, teses estudantis, se aproprie dos espaços de deliberações estudantis regionais e nacionais, construa calendários de lutas unificados e se una a causa dos trabalhadores em manifestações e bandeiras em geral, pois disso depende a sonhada mudança no sistema de injustiça social que vivemos.

   

   Participar do movimento estudantil não será fácil, terá que dedicar tempo a estudos específicos, reuniões, planejamentos de ações, freqüência nos espaços de representatividade, muitas vezes será mal compreendido, julgado, excluído, não espere reconhecimento, terá inimigos que nem conhece e terá que estar sempre preparado, pois não da pra lutar e ficar em cima do muro é preciso decidir e virar vidraça.

 

   Que estas palavras venham a colaborar na tua caminhada e que não demores a iniciar tuas brigadas porque o tempo é chegado, o caos se estabelece e a revolução aponta caminhos, a natureza grita por sua permanência, a história materializa sua experiência e a humanidade desafia a própria existência.

 

E você?  Vai ficar parado?

 

 

Mirian Cristina Lopes

DIAL – Gestão 2008/2009

Graduada em Serviço Social

Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral

Turma 2006-2010